Como Administrar Funcionários em um Condomínio


Precisa de um porteiro, zelador, segurança ou mesmo alguém para trabalhar na parte administrativa do condomínio? Para muitos a tarefa parece fácil: contratar um novo funcionário. Mas não é assim tão simples, pois contratar pessoas para trabalhar em condomínio exige muita atenção e cuidado.

Precisa de um porteiro, zelador, segurança ou mesmo alguém para trabalhar na parte administrativa do condomínio? Para muitos a tarefa parece fácil: contratar um novo funcionário. Mas não é assim tão simples, pois contratar pessoas para trabalhar em condomínio exige muita atenção e cuidado.

Jamais contrate uma pessoa por impulso, sempre analise todos os currículos recebidos para uma vaga e liste os pontos positivos e negativos dos currículos. Uma contratação errada afeta todos os moradores do condomínio, além de correr o risco de afetar o lucro obtido com a arrecadação da taxa condominial.

Além disso, o funcionário estará em contato direto com os moradores e saberá como funciona a rotina do espaço, como são as entradas e saídas, por isso, uma contratação equivocada pode custar a segurança do local.

 

Por onde começar

O primeiro ponto a levar em consideração é saber a origem dos currículos. Se chegou por indicação, avalie se é uma pessoa conhecida e de confiança. Se foi deixado direto na portaria, sem referências, já é preciso um pouco mais de atenção. Ou então, anuncie a vaga disponível em empresas de RH confiáveis.

 

SERASA/SPC

Pode parecer estranho para alguns, mas busque o candidato no registro de dívidas. Não estamos considerando pequenas dívidas, mas dívidas maiores que podem gerar problemas futuros. Caso ele tenha o perfil desejado, é melhor estar ciente da situação.

 

Certidão negativa

Esse é um ponto de análise imprescindível ao contratar um novo funcionário. Sempre tire as certidões negativas, tanto cível quanto criminal.

 

Currículo x entrevista

Antes de marcar uma entrevista com um candidato, analise muito bem o currículo, pois muitas vezes o que está no papel não é 100% verdade. Por isso, no momento da entrevista “bata” o que está no currículo com o que o candidato diz. O currículo afirma fluência em inglês, faça parte da entrevista na língua inglesa.

 

Já pensou em terceirizar?

A vantagem da terceirização é que você fica livre de algumas burocracias, mas ainda assim é importante verificar com a empresa contratante se todos os registros citados acima estão corretos e em dia.

 

Evite precipitações

Nunca faça uma contratação por impulso, mesmo que o momento pareça emergencial, analise com calma todos os currículos recebidos, passe pela etapa de entrevistas, cheque todos os documentos, referências e o que mais for necessário.

Busque uma pessoa com perfil adequado para a vaga e para o condomínio. Em caso de dúvidas, não hesite em contratar um profissional especializado para auxiliar na contratação.

Quer saber mais sobre novos funcionários e a rotina do condomínio? Continue acompanhando o blog do CondoBrasil e fique por dentro de todas as novidades!