Como ter um bom relacionamento com o vizinho


 

 

 

 

 

Morar em condomínio apresenta diversas vantagens, principalmente para quem busca mais segurança e tranquilidade. No entanto, é preciso ponderar a convivência com os vizinhos, o relacionamento e a harmonia para quem vive em comunidade. Mas existe algum segredo para garantir um bom relacionamento com o vizinho? Não, mas preparamos algumas dicas para você que quer melhorar a convivência com a vizinhança do seu condomínio.

Empatia

Essa é a palavra de ouro para tudo na vida, mas para quem mora em comunidade é essencial. Antes de realizar algum ato que posso incomodar seus vizinhos, como uma obra fora de hora, festas exageradas, pense como você se sentiria se fosse o contrário. Tenha bom senso e analise as situações como se fosse com você.

 

Respeite as regras

Acima citamos o exemplo das obras fora do horário. No entanto, verifique se o regimento interno do seu condomínio estabelece um horário limite para reformas, mudanças e afins ou se o limite é o estabelecido por lei, às 22h.
Além disso, é de extrema importância conhecer bem o regimento interno do seu condomínio. Se as vagas são demarcadas, não use a vaga do vizinho. Se música alta é proibida depois de um certo horário, tome cuidado com barulho nesses horários. Pratique a educação e a boa convivência.

 

Diálogo

Essa palavra tão simples pode evitar confusões, desentendimentos e até mesmo casos mais sérios, principalmente em condomínios. Seu vizinho escuta música alta durante a tarde? Se mesmo sendo o horário permitido isso incomoda, converse com ele. Quem sabe ele faça isso por achar que não incomoda ninguém. Por isso, é tão importante conversar antes de tomar uma atitude mais radical.

Seja sincero, explique a situação, mais uma vez use esse momento para praticar a educação e a gentileza. Na hora de falar, lembre de ser amigável e evite intrigas desnecessárias.

 

Grupos e redes sociais

Atualmente muitos condomínios optam por utilizar redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas como um dos meios oficiais de troca de informações e comunicados sobre o condomínio. Não é incomum visualizar comentários ácidos e alfinetadas nesses grupos. Evite comentar algo para provocar outro morador, se não for pertinente ou construtivo, opte por não falar.

Algumas mudanças de hábito são capazes de construir uma relação amigável com seus vizinhos. Pequenas atitudes que podem não fazer a diferença para você, mas transformam relacionamentos. Lembre da máxima: “Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você”. Essa frase resume as regras para uma convivência saudável.


×

Olá!

Seja bem vindo à CondoBrasil!

× Como posso te ajudar?