Dia do Síndico é comemorado com evento gratuito


No dia 30 de novembro foi comemorado o Dia do Síndico, profissão árdua e que costuma escolher aqueles que cumprirão a função.

No dia 30 de novembro foi comemorado o Dia do Síndico, profissão árdua e que costuma escolher aqueles que cumprirão a função. Para ocupar o cargo de síndico é necessário possuir algumas características importantes para conseguir executar as funções com maestria. Entre elas podemos citar a paciência, organização, honestidade e transparência.

É preciso lembrar que são muitas as atribuições de um síndico, afinal ele é o responsável pela contratação de funcionários, por prestar contas, fazer previsão orçamentária, recolher tributos, efetuar pagamentos e muito mais. Além disso, o síndico recebe reclamações e sugestões de diversos moradores, assim como fica responsável por tirar dúvidas referentes à cobrança e outros assuntos relacionados ao condomínio.

Para celebrar o dia dessas pessoas que dedicam grande parte do seu tempo para as funções condominiais, a CondoBrasil, juntamente com a Confidence Crédito e Cobranças, organizou o segundo Dia do Síndico, com direito a coffee break e brindes para os convidados. O evento tem como objetivo valorizar esses profissionais e compartilhar informações e experiências sobre a profissão. Quer saber mais? Confira abaixo o que aconteceu durante o evento.

Palestras e trocas de conhecimento

Quando participamos uma palestra sobre um tema específico, buscamos nos aprofundar no assunto que será explicado. Para o Dia do Síndico, contamos com a parceria de alguns parceiros que prepararem conteúdos ricos e exclusivos para o nosso evento.

Dividir para somar – Ângelo Tapia Tolotti: Essa expressão é muito utilizada na área da educação em que precisamos dividir nossos conhecimentos para agregar ao time como um todo. A gestão de um condomínio funciona da mesma forma, principalmente em situações de conflitos em condomínios. Quando unimos forças para a resolução de um conflito, as habilidades específicas de cada um auxiliam e somam ao todo.

Gestão de conflitos – Marcos Budach: o tema abordado por Marcos é um dos mais controversos, pois além de envolver condôminos e administradores, se refere a um problema que acontece em um ambiente “coletivo” em que todos querem expor suas opiniões e sugestões de melhoria. A gestão de conflitos em condomínios envolve muitos possíveis assuntos como: condôminos antissociais, vagas de garagem, barulho, animais em condomínio, brigas em assembleias, vazamentos e infiltrações entre apartamentos, danos em automóveis, desrespeito e muito mais.

Porém, se engana quem pensa que é obrigação apenas do síndico lidar com essas situações. O Código Civil determina direitos e deveres do condômino, além das competências do síndico. Por isso, todos devem conhecer a lei e saber até onde vão os seus direitos sem comprometer o direito do outro.

A inadimplência sobre o Aspecto Jurídico – João Carlos Venâncio: Não é incomum ter conhecimento de condomínios que sofrem com os inadimplentes. A falta dos pagamentos onera os orçamentos e faz com que as contas não fiquem em dia. Mas o que a lei diz sobre isso? Esse foi o tema tratado por João Carlos Venâncio, que abordou temas sobre juros e proibições de votar, protestos, penhora de bens e multa pós-condenação na Justiça.

O evento é gratuito e será realizado anualmente para valorizar e conscientizar sobre a importância deste profissional. Para a realização, a Condobrasil conta com a colaboração de clientes, parceiros e síndicos profissionais em palestras.