Dia do Síndico: qual a importância do profissional no dia a dia do condomínio?


De acordo com os dados da SECOV, em pesquisa realizada em 2016, existe mais de 180 mil condomínios, o que representa 27% a mais em sete anos.

dia do sindico
Hoje, 30/11, é o Dia do Síndico e de homenagem a este profissional que se dedica a organização e gestão dos condomínios.

O bom síndico nunca será uma figura autoritária que apenas cobra dos condôminos, seja pagamentos ou uma conduta exemplar.

É preciso enxergar nos síndicos um parceiro para resolver conflitos, melhorar a vida e a estrutura do local e como um profissional que representa o condomínio perante ele mesmo e terceiros.

De acordo com os dados da SECOVI, em pesquisa realizada em 2016, existe mais de 180 mil condomínios, o que representa 27% a mais em sete anos.

Dessa forma, podemos considerar a figura do profissional ainda mais importante para manutenção e liderança firme dos espaços condominiais de todo o Brasil.
 

Principais atribuições dos síndicos

Confira as principais funções delegadas aos síndicos, de acordo com o Artigo 1.348 do
Código Civil:

– Realizar a convocação de assembleias gerais
– Representar o condomínio
– Apresentar, durante a assembleia geral, o procedimento judicial ou administrativo inerente a ela
– Fazer cumprir a convenção, o regimento interno e a assembleia geral
– Cuidar do que é comum no condomínio, bem como zelar pela prestação dos serviços
– Fazer o orçamento da receita e das despesas anuais
– Cobrar todas as contribuições dos condôminos, além de aplicar multas quando necessário
– Prestar contas à assembleia sempre que exigido e com periodicidade anual
– Fazer o seguro do local
 

Síndico profissional

O síndico deve ser uma pessoa neutra e não se deixar levar por nenhum tipo de favorecimento ou perseguição.

Logo, ao indicar uma pessoa para se tornar síndica, fato que ocorre durante a assembleia, é preciso ter total certeza da sua conduta, afinal, este seguirá no cargo pelos próximos dois anos.

Existem pessoas que exercem a função de maneira profissional, normalmente em condomínios maiores os quais exigem mais atenção e gasto de energia pela figura em questão.

Seja o síndico profissional ou não, nos dias de hoje ele merece todas as felicitações. Mande um e-mail, uma mensagem via WhatsApp ou cumprimente o síndico do seu prédio pessoalmente. Afinal, ele exerce uma função ímpar que muitas vezes é esquecida!