Entupimentos em Condomínios: Como evitar


Pode ser que esse problema nunca ocorra com você, mas entupimento dos canos de esgoto é muito mais comum do que se imagina. Quando ocorre, a dor de cabeça pode ser grande, pois o esgoto pode retornar pelo encanamento e atormentar os moradores atingidos pelo encanamento entupido. Mas antes de falarmos sobre como evitar esse tipo de problema, devemos entender como ele ocorre.

Entupimento

Como ocorrem entupimentos

De forma geral, é difícil encontrar um condomínio que realize um serviço semestral de cuidados com ralos, torneiras, sanitários e encanamentos em geral. O que mais acontece é a contratação de serviços emergenciais para solucionar problemas que poderiam ser evitados.

O ideal é a contratação de uma empresa que preste serviços preventivos, mas, caso isso não seja possível, confira a seguir os dois principais vilões do entupimento.

Óleo de cozinha

Esse é de longe um dos principais inimigos das tubulações e pode gerar grandes problemas, pois ele se junta a outros materiais no interior dos canos e forma crostas, esses materiais impedem que a água passe pelo local.

Além de gerar transtornos para o condomínio, o descarte incorreto do óleo de cozinha gera riscos severos para o meio ambiente. Se jogado diretamente em rios ou represas, apenas um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água potável, além de comprometer o solo.

Descartes no vaso sanitário

“Mas é só papel higiênico, ele se dissolve”, “só um fio dental não tem problema”, e até mesmo “Fulano sempre jogou e nunca teve problema”. Com certeza você já ouviu alguma dessas frases. Pois saiba que, apesar de comuns, elas são ditas por pessoas sem informação correta e real.

Independente de qual a substância ou dejeto jogado no vaso, seja papel, fio dental ou mesmo cabelos. Esses materiais não são biodegradáveis e devem ser sempre descartados na lixeira, dessa forma, não causam problemas de entupimento e não poluem a natureza.

Dicas para evitar entupimentos

Existem algumas medidas que podem ser adotadas para prevenir o entupimento. A primeira recomendação é adotar o uso de ralos nas pias dos banheiros e cozinhas. Os ralos de tela previnem que restos de comida e cabelo acabem caindo no encanamento.
Grelhas nos ralos dos banheiros e cozinha também previnem que dejetos desçam pelos canos.

Além dessas medidas, é imprescindível conscientizar os moradores do condomínio. Essa é a melhor opção para diminuir casos de entupimento, isso porque a maioria dos problemas ocorre por falta de informação. Uma boa opção é fazer comunicados educativos ou mesmo uma palestra para informar os moradores. Os comunicados podem ser fixados no mural, nos elevadores ou distribuídos para os moradores.

Essas são algumas dicas de como evitar entupimentos e problemas ainda maiores com a tubulação. Para saber mais sobre manutenção e prevenção de problemas em condomínios continue acompanhando as novidades no blog do CondoBrasil!


×

Olá!

Seja bem vindo à CondoBrasil!

× Como posso te ajudar?