Como incentivar os moradores a participar das assembleias


Os desafios de um síndico, conselheiro ou mesmo empresa administradora de condomínios são muitos, mas um problema antigo que atormenta esses profissionais são as assembleias de condomínio. Isso ocorre, pois normalmente o quórum é baixo, os condôminos não tem interesse em participar, mas mesmo assim cobram melhorias, benfeitorias e mudanças.

Eis que fica a questão: como incentivar os moradores a participar das assembleias e aumentar o interesse pelas questões do condomínio? Existem algumas dicas práticas para tornar a assembleia mais motivadora e assertiva. Confira abaixo como aplicar essas dicas no seu condomínio.

Receptividade

A maior reclamação dos participantes das assembleias é que as reuniões são extensas, entediantes e, muitas vezes, desnecessárias. Por esses motivos muitos dos que comparecem na assembleia acabam não participando das discussões.
As lideranças devem estruturar melhor a pauta, colocando mais de um assunto, deixando assuntos corriqueiros e que são rapidamente concluídos no começo, seguindo pelos assuntos mais sérios, que exigem mais atenção, e finalizando com assuntos mais amenos e pontuais. Assim as reuniões tendem a de desdobrar sem maiores transtornos.

Anúncio antecipado

Outra reclamação constante dos moradores é em relação ao tempo de antecedência em que a assembleia agendada e comunicada aos condôminos. Defina um tempo útil para essas comunicações e cumpra com esses prazos. Assim todos conseguem se programar e não marcar outros compromissos. Outra alternativa é marcar as assembleias sempre no mesmo dia e horário, dessa forma a desculpa “não sabia em que data era a assembleia” perde sua veracidade.

Voto registrado

Realizar votações por escrito é uma ótima alternativa para o registro de decisões importantes. Inclusive, pode ser aplicado para moradores que não poderão estar presentes em assembleias, podendo se inteirar sobre a pauta e se posicionar por escrito sobre o tema. Encaminhando seu voto ao síndico e conselho. No entanto, preciso observar a convenção do condomínio para avaliar a possibilidade de aplicação.

Duração

Reuniões extensas afastam moradores e fazem o contrário do que pretendemos neste post, pois tornam a reunião exaustiva e nem um pouco objetiva. Seguir a risca os tópicos listados da reunião, não mude de assunto a não ser que seja extremamente necessário, evitando dispersões e divagações.

Se surgirem sugestões, anote todas e discuta apenas quando a pauta do dia for resolvida. Cronometre as discussões e apresentações para garantir o cumprimento dos horários.

Gostou das nossas dicas? Então continue acompanhando o blog do CondoBrasil pra saber ainda mais!


×

Olá!

Seja bem vindo à CondoBrasil!

× Como posso te ajudar?