Início do Ano: Planejamento e Organização no Condomínio


As festas de fim de ano ficaram para trás, 2019 trouxe metas, planejamentos e algumas preocupações. Por isso é preciso muita organização para manter um condomínio em ordem. Neste período do ano é preciso que as prioridades do condomínio sejam cumpridas. Juntamente com o início de um novo ano chegam os prazos de impostos, assembleias, planejamento orçamentário. Por isso é preciso cuidar muito bem para que todas as contas saem conforme o planejado.

Assembleia Geral Ordinária

O primeiro passo para manter a casa em ordem é focar na Assembleia Geral Ordinária, prevista no Código Civil, Artigo 1.350. Essa assembleia é realizada anualmente, normalmente no primeiro trimestre, e tem como objetivo aprovar os orçamentos anuais de despesas, apresentar a prestação de contas, aprovar as contribuições condominiais. Mantenha a administradora a par das contas e assim como o controle das contas previstas para o ano, saldos bancários mensais, saldo de inadimplência, assim como os valores de acordos judiciais. Essa organização é essencial para o Relatório de Prestação de Contas, que aponta todos os gastos e todas as movimentações com ajuda de gráficos e planilhas explicativas. Apresente todos os dados para os condôminos de uma forma que a assimilação seja simples e clara.

Prazos e documentações importantes

Ao fim do ano, como já dissemos, as contas devem estar em dia e é preciso ficar atento aos prazos da documentação, entre elas a Relação Anual de Informações Sociais, a RAIS. Esse documento relata todas as informações de cada um dos funcionários que trabalharam no condomínio durante todo o ano. Todo esse processo é realizado do começo de fevereiro ao fim de março e, normalmente, é realizado por um contador especializado e todos os funcionários devem receber o valor de abono relacionado ao Programa de Integração Social (PIS).

Prioridades de início de ano

Praia, sol, mar. Essa normalmente é a época em que muitos funcionários recebem férias e isso acarreta na substituição de funcionários, contratação de temporários. Lembre-se que contratos temporários podem ter duração de 30 ou 45 dias e devem ser contratados funcionários com carteira assinada, visto que a legislação não permite trabalho informal.

Economia condominial

Se o planejamento dos gastos prevê uma redução nos gastos, é preciso saber como utilizar os itens dispostos no condomínio, tais como produtos de limpeza, que podem resultar em uma economia de até 50%. Observe as regras de diluição do fabricante e lembre-se que é preciso diluir o produto na água e nunca colocar água no produto. Mas não é só isso, é preciso que diminua o desperdício, que equipamentos sejam revisados periodicamente e que a equipe de funcionários esteja atenta aos detalhes que podem levar ao aumento de desperdício e gastos desnecessários.

Gostou das nossas dicas para organizar e planejar o início de um novo ano no seu condomínio? Então continue acompanhando o nosso blog e saiba mais sobre a gestão do seu condomínio.